VANISH FUNCIONA? Como Usar? Pode Lavar Roupas Coloridas?

Vanish é uma marca importada de alvejantes sem cloro, isto é, removedores de manchas para roupas e tecidos em geral. A marca é vendida em diversos países, tais como Reino Unido, Austrália, Índia, Indonésia, África do sul, grande parte da Europa e ainda na América Latina. 

A palavra vanish significa “sumir” ou “desaparecer” na língua inglesa, numa alusão à capacidade de remoção de manchas do produto. Nos Estados Unidos a marca é conhecida pelo nome Resolv.

Surgimento de Vanish


A história de Vanish começa em 1983, quando a empresa Projectina Co Ltd. lançou no mercado o primeiro Vanish: um sabão em barra poderoso na remoção de manchas de tecidos. A empresa americana Ecolab se interessou pelo produto e comprou a marca em 1986. 

No ano seguinte, a marca foi vendida para a multinacional britânica Reckitt Benckiser (RB), que atualmente é a empresa líder mundial em produtos de limpeza. A partir daí, a linha de produtos Vanish aumentou e então invadiu o mercado de diversos países, chegando ao mercado brasileiro somente nos anos 2000. 

Vanish no Brasil

O Vanish líquido foi a versão de entrada no mercado brasileiro, pelo lançamento do alvejante sem cloro, com uma proposta mais segura para remoção de manchas do que as outras opções disponíveis no mercado. 

Atualmente no Brasil,  o produto é comercializado em pó, em gel, líquido, e ainda em barras. Este último formato veio com o objetivo de conquistar a fatia dos consumidores que não utilizam máquina de lavar, o que de fato foi deu certo.

Quanto Custa o Tira Manchas Vanish?

O preço do Vanish no mercado brasileiro pode variar de R$10 a R$180 reais, dependendo do tamanho da e do tipo de embalagem.

A marca aposta nas embalagens refil, porquê são mais econômicas, mais baratas, além de menos nocivas ao ambiente.

Os valores dos produtos em embalagens refil são mais baratos e atrativos para o consumidor, chegando a custar até 25% menos quando comparado às embalagens comuns do mesmo produto.

Posso usar Vanish em roupas coloridas?

Sim. A linha de produtos Vanish possui produtos específicos para remoção de manchas em roupas coloridas, isto é, não há  o risco de manchar ou desbotar, pelo contrário, o produto ainda ajuda a manter as cores mais vivas e vibrantes. 

Dica para remover manchas de tecidos e roupas de forma mais fácil.


1- Aja rápido retirando o excesso de produto com um papel toalha absorvente. Lave com água corrente a área do tecido com a mancha fresca, pois é mais fácil remover a mancha no momento em que ela ocorreu do que quando a mancha já está seca.


2- Faça a pré-lavagem da mancha: em 100 ml de água a 50ºC adicione ¼ do medidor de vanish em pó e aplique a solução diretamente na mancha, deixe agir por 10 minutos, então enxágue bem e por último lave normalmente na máquina.


vanish

Vanish Funciona?

O slogan da marca “Confie no rosa, esqueça as manchas” ficou conhecido globalmente se refere à cor rosa da embalagem dos produtos da marca,  em outras palavras é um apelo para despertar a confiança do público na eficiência de Vanish na árdua tarefa de remover as manchas. 

A marca acertou no tom do slogan e, com o tempo, Vanish conquistou a confiança dos consumidores e se tornou líder mundial em produtos removedores de manchas em tecidos, faturando anualmente mais de 1.2 bilhões de dólares.

O melhor tira manchas da linha, de acordo com a própria marca, é o Vanish Oxi Action que promove a remoção de manchas super difíceis como vinho e geléia de amora em até 30 segundos.

Principais concorrentes no Brasil

No Brasil, os produtos mais utilizados para remoção de manchas eram os alvejantes com cloro ativo. O cloro é muito agressivo e consequentemente pode deixar o tecido mais frágil ou danificá-lo, além de manchar roupas coloridas. 

As principais marcas concorrentes de Vanish com algum produto alvejante sem cloro são:  Omo, Tixan Ypê, Brilhante, Bombril, Semorin, entre outros. 

Quais os Riscos ao Usar Vanish?

Apesar de ser um alvejante sem cloro, é bom ter cuidado ao usar Vanish, pois há relatos de que o produto, por ser um alvejante, pode danificar alguns tipos de tecidos. 

De fato, é possível verificar no site Reclame Aqui que o produto conta com mais de 400 reclamações. 

Não é indicado usar o produto em tecidos muito frágeis, como por exemplo, lã, peças com paetês, seda, linho, veludo, couro, bordados, entre outros. Isso porque pode ocasionar algum dano ao tecido. 

Porém, de acordo com a composição química do Vanish, o produto é seguro para manipulação doméstica para os fins a que se propõe.

Entretanto, para evitar quaisquer acidentes é importante seguir todas as recomendações de uso, conforme consta no site do produto. 

As substâncias presentes na fórmula de Vanish são:


O Alquil Benzeno Sulfonato de Sódio que é um tensoativo. Sua função é atingir e manter a emulsão, isto é,  permitir a mistura de dois compostos imiscíveis (que não se misturam). Em outras palavras, um tensoativo é capaz de interagir tanto com substâncias polares como a água, quanto as apolares como a sujeira.


O Álcool graxo etoxilado que é uma substância biodegradável também tensoativa, que “liga” a sujeira à água, por isso torna muito mais fácil a limpeza. O sabão, por exemplo, é um tipo de tensoativo bem conhecido.


O Peróxido de Hidrogênio que é um poderoso oxidante que atua no clareamento de tecidos a certa concentração.


Já o Sequestrante serve para estabilizar a solução, isto é, ele atua unindo todas essas substâncias. Além disso, temos antiespumante, corante, fragrância e água, que dispensam maiores explicações.


vanish

Qual oVanish Para Cada Mancha?

No site da marca  é possível encontrar o produto ideal para cada tipo de mancha e o passo a passo para removê-la.

Alguma combinação de Vanish e água quente ou gelada pode remover a maioria das manchas. Até mesmo as manchas mais difíceis como por exemplo açaí, molho de tomate, canetinha, coca-cola, shoyu, tinta de caneta, entre outras.

Para saber como remover cada tipo de mancha acesse o site https://www.vanish.com.br/

Posso Usar Vanish em Tapetes?

Sim, a marca conta com um produto específico para para tapetes e Carpetes, o Vanish Karpex 500ml, que limpa e elimina odores de tapetes e carpetes com mais facilidade.

Confira a Linha Completa de Vanish

Vanish para roupas coloridas – promete remover as manchas na primeira lavagem, eliminar os odores além de realçar as cores:

  • Multi Power;
  • Gel Multiuso: 2 vezes mais rendimento;
  • super barra (75g);
  • pré- lavagem poder O2;
  • Resolv 500 ml Tira manchas difíceis;

Vanish para roupas brancas: deixa o branco até 5 tons mais branco já na primeira lavagem.

  • Crystal White;
  • Gel Crystal White;
  • Super Barra White;
  • Resolv White;
  • Gold Crystal White Pó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo