Maquiagem natural: técnicas para conseguir um efeito 100% natural

É preciso praticar um pouco até aprender a se maquiar. Uma maquiagem natural pode ser muito difícil de se alcançar. Uma pele bem polida e com linhas bem definidas nos olhos, é conseguida com muita prática e conhecendo muito bem a sua pele.

Então, vou te ensinar o básico e o importante para que você comece a dominar essa arte. E digo arte porque para mim é isso, maquiagem é uma arte.

Visão.

Quando comecei a me maquiar, não tinha um canal no YouTube que me dissesse como fazer um esboço passo a passo. Também não havia nenhum instagramer para me dizer quais cremes ou bases eram os melhores para a pele suja de acne. E também não tinha painéis no Pinterest para me inspirar a ter uma ótima aparência.

Imagine meu drama.

Então comprei um livro de maquiagem natural. Um boleto de quinhentas páginas que me custou 200 reais no que hoje você conhece como Carrefour.

Bem, comprei este livro com – se bem me lembro – 12 anos. Obviamente, o meu querido pai disse-me: -estude bem a teoria porque não a vai colocar em prática.

Se eu tivesse tido o mesmo interesse pelos livros do ensino médio, poderia ter começado uma longa carreira tradicional.

Mas eu não nasci para isso.

Às vezes secretamente, com a pouca maquiagem que minha mãe tinha, eu tentava contornar meu olho, pintar meus cílios e contornar meus lábios sem sair do caminho.

Sim, agora o último é o oposto. Mas quando eu tinha 13 anos, se você se pintava acima do lábio, chamavam você, pelo menos, de palhaço.

E já que estamos aqui, vou dar-lhe o meu primeiro conselho:

A maquiagem é uma faca de dois gumes. Se você usar bem, vai realçar o melhor do seu rosto, mas se fizer errado, vai mascarar sua beleza natural e transformá-la em algo artificial.

Portanto, tome nota, porque embora eu não seja um profissional, gosto tanto deste mundo que o tornei uma parte importante do meu trabalho.

👩 Aprenda a se maquiar naturalmente

Sim, quando adolescente, fiquei totalmente confuso. Apliquei base sem rima nem razão, sem saber qual era a mais indicada para mim, não prestei atenção nos pontos de luz, não contornei e minha única preocupação era conseguir cobrir a acne.

Com o passar dos anos aprendi a camuflar as imperfeições com pequenos toques de corretivo e a não usar 3 camadas de base de maquiagem.

O ruim é que aprendi tarde.

Você vai ver.

Imagino que você concorde comigo que usar uma pele natural é a chave para a perfeição de qualquer maquiagem natural.

A seguir podemos averiguar se você gosta mais do acabamento fosco, ou do brilho, se gosta de contornar ou não, até se deve usar a melhor base de maquiagem do mundo, ou dar um toque de cor com um creme BB.

Mas o fato de parecer que você não está usando maquiagem é essencial. Do contrário, o resultado será uma pele suja, pouco polida e nada trabalhada, e isso faz com que você pareça estar usando uma máscara. Sem mencionar a sua idade.

👣 Passo a passo para uma maquiagem natural

A primeira coisa que você deve fazer é seguir uma rotina de limpeza perfeita. Qualquer pele que você tenha. O cuidado facial é um aspecto fundamental na hora de fazer uma boa maquiagem natural.

Limpe bem a pele com sabonete neutro para retirar a sujeira e o excesso de oleosidade que acumulou (se maquiar antes de sair à noite, por exemplo).

Use uma loção hidratante se você tem pele seca e um produto sem óleo se você tende a criar óleo.

Use um bom hidratante antes de se maquiar, dependendo do tipo de pele que você tem. Se o seu creme não contém FPS, você deve usar outro. Mais do que tudo para evitar manchas.

Primers

Eles podem dar a você uma aparência de 10, mas lembre-se que eles são de silicone puro, então guarde-os para momentos especiais. Eles irão ajudá-lo a preparar sua pele, cobrir os poros, esconder pequenas imperfeições, etc.

Aqui você pode começar a unificar o tom, então se tiver pele amarelada, use um primer roxo. Se você é muito pálido, procure-o com um toque de rosa. E se tiver muita vermelhidão ou espinhas, opte pelo tom esverdeado.

Corretivo

É o aliado da sua maquiagem. Juntos, eles formam o conjunto perfeito para sua pele. Coloque-o apenas nas áreas onde tem que corrigir, esconder ou camuflar.

Use corretivo amarelo para equilibrar as áreas roxas da pele, como olheiras. Verde cobre vermelhidão ou acne. Com o azul, você esconderá as áreas da pele que parecem amareladas. Use marrom para dar ao seu rosto alguma profundidade. E branco para iluminar. maquiagem natural

Base de maquiagem

Escolher a base de maquiagem ideal para você é fundamental. Leva tempo para encontrar, mas não economize neste produto. É a chave principal para uma boa maquiagem.

Dentro das bases de maquiagem você tem muitas que vão te dar naturalidade e que são perfeitas para o dia a dia.

Lembre-se de procurá-lo sem oleosidade se você tiver pele oleosa e algo mais suculento se tiver pele seca.

A cor da sua pele mudará dependendo do estado dela, da estação do ano, se você tiver um surto de espinhas, etc. Mas sua tez tem uma cor básica que permanece. Se o tom é frio (azulados, avermelhados ou rosados), quentes (dourado ou laranja) ou neutros (estão entre os dois tons).

Na hora de aplicar a base lembre-se que o certo é que depois de aplicada ela desaparece, que se funde e se integra tanto com a pele que nem você consegue enxergar. Deve se adaptar às suas demandas.

E aplique com um pincel que facilita o seu trabalho, não deixa marcas e uniformiza.

Como truque extra para mandar você não terminar na mandíbula, desça até o pescoço para não ver aquele corte agudo que às vezes muda de cor de uma área para outra.

Vá em frente com o contorno para refinar os recursos e criar sombras de diferentes tons. Com esta técnica, seu nariz ficará mais afiado ou suas bochechas mais proeminentes. O iluminador dá volume pois leva brilho à região, use-o nos lugares certos e você terá um efeito é senscional.

Defina a maquiagem com pó translúcido sempre que necessário. Aplique com um pincel grande e assim você fixará sua maquiagem e diminuirá o brilho incômodo na testa e bochechas.

Blush

O blush, seja em creme ou em pó, realça as maçãs do rosto e dá vida ao rosto.

Para aplicar, coloque as bochechas na boca. Ou para que você me entenda, coloque uma cara de peixe. Isso torna mais fácil de aplicar porque você vê exatamente onde está sua bochecha e o pincel não vai além dessa área. Quando você faz isso bem, você não precisa fazer cara alguma.

Misture a cor em direção às têmporas, especialmente nas bordas para evitar manchas.

Se você tem pele oleosa, o blush deve ser sempre em pó, se tiver seco, em creme.

Para pele clara, é melhor usar tons suaves de rosa e laranja. Para peles mais escuras, lilases são ótimos. E se a pele for negra, o melhor blush é o laranja profundo ou roxo.

💋 lábios

Como toque final para uma boa maquiagem natural, é hora de pintar os lábios.

Use um delineador para definir a forma e definir a cor. Em seguida, aplique um batom ou gloss começando no centro do lábio e estendendo-se até as bordas para evitar excessos. Para obter mais controle sobre os traços, use um pincel.

Pessoalmente, aconselho que se você está procurando uma maquiagem natural, faça cada passo como se estivesse acariciando a pele de um bebê. Com movimentos suaves, basta deixar o produto cair na pele, pegando uma pequena quantidade e sem apertar os pincéis.

👁️ Olhos

Na minha adolescência não havia tutoriais passo a passo, mas também não havia telefones com câmera 4k (graças a Deus, porque meus primeiros olhares não seriam desperdiçados hoje).

Não tinha muita ideia de nada e por mais que tenha lido, no papel tudo parece mais fácil.

Mas isso teve que começar em algum lugar. E eu não tinha outra ideia senão começar pelos defumados. Pronto, discreto. Um esfumaçado quando eu nem sabia o que era uma sombra de transição.

Diga você, eu sempre tive mais ou menos habilidade, mas mesmo assim, alguns sábados eu saía que parecia que estava voltando ao invés de sair. Porque um defumado que não está bem trabalhado é … é como ter levantado depois de uma longa soneca com a maquiagem feita.

Aqui você precisará de paciência e prática.

Felizmente, você tem milhares de canais no YouTube onde pode ver como desfocar uma sombra ou como criar um corte.

Comece a recriar looks simples, com tons quentes, para que você possa praticar no movimento dos pincéis. Coloque muita ênfase no esfumado, seja de dia ou de noite.

Se você está começando, use uma única cor para a área do vinco e outra para a área central e superior, use uma gota de marcador em seu canal lacrimal para fazer seus olhos parecerem muito mais brilhantes e maiores, e você terá um visual simples que desperte seu olhar em algumas etapas.

Delineador

O delineador é o momento mais temido.

Bem, eu não terei destruído looks perfeitos quando for a minha vez de delinear. Mas isso só pode ser curado com a prática.

Sei que é a palavra mais repetida neste artigo, mas é. A prática é essencial para criar um esboço perfeito.

Comece primeiro com um lápis, será mais fácil para você e poderá ser facilmente apagado em caso de erro. Quando você tiver mais prática, mude para delineadores líquidos que lhe darão uma cor mais intensa e duradoura.

Rímel

E o último e mais importante passo para mim, o rímel.

Aplique uma camada evitando a formação de grumos e, caso veja que deseja mais volume, faça uma segunda passagem nas pontas.

Para um toque natural, use um rímel marrom escuro, mas se quiser emoldurar seu look, opte pelo rímel preto.

Se ainda precisar de mais, pode sempre recorrer aos cílios postiços, embora para um look natural não os recomendo (a menos que os use individualmente).

Ah! Nunca se esqueça de usar modelador de cílios, você notará a diferença.

Depois de controlar o desfoque, o delineador e a mistura limpa de sombras, você estará pronto para criar looks noturnos. maquiagem natural

🤨 sobrancelhas

Para mim, essa é a parte principal de toda maquiagem natural. Tenho uma obsessão muito grande por minhas sobrancelhas, é verdade.

Mas é que sobrancelhas bem definidas, não só realçam os olhos e o rosto, mas simplesmente com esse passo, você já tem outro rosto. Sem mencionar o que faz um bom olhar se destacar.

Lembro que antes elas tinham sobrancelhas muito finas, como duas fileiras de formigas, e claro, eu as depilei mais do que o necessário. Bem, sim um amigo que pegou a pinça e me deixou sobrancelhas que pareciam 2 listras feitas com um marcador de ponta fina para fazer letras.

Ele faz isso comigo hoje, e eu vou com a pinça como prova do crime até a delegacia mais próxima.

Durante anos apliquei óleo de rícino todas as noites e isso fez renascer os meus fios da sobrancelha.

E agora que estão, quase como eu, tenho um cuidado especial na depilação.

Vou te dar alguns conselhos. Embora hoje as sobrancelhas estejam bem marcadas, ele acha que cada rosto precisa de um estilo diferente, o seu estilo.

Não tome muito, sua própria sobrancelha lhe diz o que sobra e o que não é. É só tirar os pelos que não estão no lugar e assim a maquiagem das sobrancelhas será uma brisa.

O lápis de sobrancelha deve ser de um tom mais próximo ao do seu cabelo. Use-o para cobrir as falhas.

🙋‍♀️ Maquiagem natural x Idade

Para terminar, gostaria de lhe dar mais alguns conselhos.

Se você é jovem, não se sobrecarregue com maquiagem. Na sua idade você não precisa de muito, pelo menos para ir para a aula ou para o trabalho. Então, à noite, a festa é diferente.

Se, por outro lado, você quer aprender a se maquiar aos 40, digo-lhe o mesmo que se você tivesse 20. Maquiagem demais leva anos, então menos é mais.

Não aplique muito pó porque só vai fazer sobressair mais as suas rugas ou linhas de expressão, e estacione um pouco os seus olhos muito marcados para momentos específicos ou à noite. Não passe anos usando olhos esfumados às 10 da manhã.

Não sofra por gastar dinheiro em bons pincéis de maquiagem.  Um bom cobertor de pincéis tornará o trabalho muito mais fácil. Cabelo macio que não cai faz com que qualquer visual funcione muito melhor.

Claro, mantenha-os sempre limpos para que o acabamento seja o que você procura. Trabalhar com material sujo só atrapalha o passo a passo de cada maquiagem natural.

Os pequenos truques de maquiagem natural são essenciais para que o resultado seja perfeito e duradouro, e isso começa com uma boa rotina de cuidados, como falei no início.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo